IPESQ - Na mídia

Médica que ligou zika à microcefalia diz que levou 2 meses para ser ouvida

Adriana Melo é médica de gestações de alto risco na maternidade pública de Campina Grande, que atende todos os municípios do sertão da Paraíba. Não é pouca coisa, mas ela se destacou por outro motivo: ela foi a primeira a apresentar provas da relação entre o vírus da zika e os crescentes casos de microcefalia na região, em novembro de 2015.

Continue reading “Médica que ligou zika à microcefalia diz que levou 2 meses para ser ouvida”

Conheça Adriana Melo, primeira pesquisadora a comprovar a associação do zika vírus com a microcefalia

Quando o surto de microcefalia explodiu no Brasil, uma médica do interior da Paraíba deu um passo fundamental para esclarecer o mistério sobre as causas da malformação dos bebês. Adriana Melo foi a primeira pesquisadora a comprovar a associação entre o vírus zika e a síndrome que apavora as gestantes. ZH foi a Campina Grande acompanhar a rotina extenuante desta profissional que perde o sono planejando formas de ajudar as mães, paga do próprio bolso exames de pacientes e já é reconhecida como figura chave para entender e combater um mal que se transformou em emergência mundial.

Continue reading “Conheça Adriana Melo, primeira pesquisadora a comprovar a associação do zika vírus com a microcefalia”

Adriana Melo recebe prêmio da maior feira hospitalar da América Latina

A médica Adriana Melo, pioneira nas pesquisas que estabeleceram a relação do Zika vírus com os casos de microcefalia, foi homenageada na Feira Hospitalar 2016, considerada um dos maiores eventos do ramo no mundo. A pesquisadora, que atua na área de medicina fetal da maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea, em Campina Grande, recebeu o Troféu Walter Schmidt, concedido a personalidades da saúde há 15 anos pela empresa Fanem.

Continue reading “Adriana Melo recebe prêmio da maior feira hospitalar da América Latina”